quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

é hoje!



Meses de ansiedade se passaram, mas é hoje o dia. 31 de janeiro começa nos EUA a quarta temporada de LOST (dispensa apresentações, né?)

Aproveitando o embalo, a ABC lançou um Official Recap, uma rápida retrospectiva das três últimas temporadas. Divertida e eficaz para quem não assistiu nada e quer começar agora, apesar de ser bem simplista em detalhes.

A dica é: se vc já é fã de lost, assista e relembre. Se não, vá a locadora mais próxima e alugue todas as temporadas de uma só vez e se jogue no sofá. Você não vai conseguir dormir enquanto não assistir a um próximo episódio e, quando conseguir, vai sonhar com os personagens e ficar bolando teorias mirabolantes sobre o que de fato acontece na ilha. Mas é por isso mesmo que é tão legal.

O link para o recap está aqui> http://www.youtube.com/watch?v=QIuXZ37GQIs

90 anos da UA



Muitas reviravoltas aconteceram durante a trajetória do estúdio cinematográfico United Artists. Fundado por Charlie Chaplin e D. W. Griffith em 1919, foi responsável por grandes clássicos hollywoodianos, viu seu barco quase afundar mais de uma vez e agora parece aproveitar a bonança depois que o astro Tom Cruise e a produtora Paula Wagner reuniram forças com a MGM para voltar aos tempos áureos.

Para comemorar quase um século de existência, chega ao Brasil a mostra 90 Anos United Artists, que reúne boa parte dessa história de altos e baixos em fotografias de sets de filmagens, cenas e making of , além de posters e cartazes, material inédito no país.

Na imagem acima, os jovens Martin Scorsese e Robert DeNiro em Touro Indomável( 1980). Abaixo, Marlon Brando e Bernardo Betolucci, em O Último Tango em Paris (1972) e o poster inédito de Annie Hall (1977). A mostra fica em São Paulo até o dia 25 de fevereiro, no Reserva Cultural.





terça-feira, 29 de janeiro de 2008

marc é um fanfarrão


Marc Jacobs não sossega. E também não param de surgir novidades da parceria do estilista com a Victoria Beckham. A bola da vez é a camiseta "protect the skin you're in" que mostra a posh spice peladinha em pose sensual.

Eu, que vire-e-mexe fico igual ao mala do Pedro Bial repetindo pra todo mundo "use filtro solar", amei a t-shit e, mesmo achando a Vic meio sem sal, quero uma pra mim. (tá eu sei, todo mundo odiou, mas eu gostei, fazer o quê..rs)

Pra quem não lembra ou não viu, Marc (com a irreverência que lhe é de praxe) foi o responsável por deixar a moça em poses engraçadíssimas em uma de suas últimas campanhas. Detalhe, tudo isso sem perder o carão. Alguém me diz como ela consegue ter sempre a mesma cara? Dá um sorriso, muié!


Vic pra presente...


... e em pose ginecológica. Fina!
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

uns têm, outros querem



Não é à toa que Marilyn Monroe foi coroada com o título de mito do cinema mundial. Loira, linda e sensual, deu asas à imaginação de homens e mulheres de todo o mundo - eles queriam te-la, elas queriam ser Marilyn. A fotógrafa cearence Telma Saraiva é uma dessas mulheres. Incentivada pelo pai, passou a freqüentar o cinema para melhorar a leitura por meio das legendas e por lá se apaixonou por Marilyn e por outras divas de Hollywood.

De maneira inusitada, as duas se encontram no Brasil, a partir da sexta feira 25, na Galeria Estação em São Paulo. As mostras Marilyn Monroe – O Mito e Telma Saraiva – A Procura de um Mito, se fundem para amostrar o real e o imaginário, um diálogo entre duas mulheres que nunca se conheceram, mas que de alguma forma eram ligadas pelo glamour. Esse mesmo glamour que sufocou Marilyn, alimentava Telma.

Ao todo são 150 imagens, entre fotografias e foto-pinturas. O último ensaio da atriz americana, clicado por Bert Stein no hotel Bel-Air em Los Angeles, regado a champanhe seis semanas antes de sua morte, mostra uma loira menos fatal e mais bem humorada. Sem medo de mostrar suas fraquezas e defeitos, exibe pela primeira vez uma cicatriz na barriga, resultado de uma operação na vesícula.

Enquanto Marilyn é mais Norma –seu verdadeiro nome – Telma é mais Marilyn. Seus auto-retratos e foto-pinturas a mostram em poses, cabelos e olhares de diva. Uma mistura interessante entre a mulher que se mostrou ao mundo como símbolo de sexualidade, e outra, que sem nunca sair do Ceará, conquistou ares de Hollywood.


Marilyn e sua, até então, inédita cicatriz


Telma em pose de diva, um luxo só
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

abram alas


Uma das maiores damas da moda está no Brasil. Desembarcando no país para uma participação no SPFW, a estilista Vivienne Westwood falou com a imprensa sobre a sua parceria com a Melissa, seu controverso manifesto, até deu uns pitacos no Bush e disse torce para que Obama seja eleito nas próximas eleições.

Vivienne é uma figura super importante para a moda, e porque não dizer, para a música também. Ela e o ex-marido/sócio Malcolm McLaren foram os responsáveis por criar o estilo punk que foi eternizado pelos Sex Pistols - ele era manager da banda e ela stylist. Ela não gosta de falar sobre essa época, mas é certo que as polêmicas e controvérsias continuam em sua vida. Exemplo disso é o manifesto Active Resistance Against Propaganda, que será lido hoje na Bienal, que defende a moda não como uma coisa passageira, mas como arte.

Para a dama do punk, o legal da moda é a criação de peças duradouras, que evitem o consumo indiscriminado e que sejam, como a própria arte, atemporais. É estranho ver uma estilista apoiar uma causa que praticamente anula seu ganha pão, mas é por isso que Vivienne tem a fama que tem. Seu manifesto é autêntico e contestador como ela. E esse é, aliás, o espírito punk.


Nos anos 70


Tá vendo essa calça rasgada aí? Se não fosse por ela,
provavelmente vc não a usaria hoje.

Tá bom vai, os Ramones ajudaram tbm...


segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

do céu ao inferno



Toda celebridade ou modelo que se preze não tem seu currículo completo antes de passar pelas lentes de David LaChapelle. O fotógrafo americano - que iniciou a carreira ao lado de ninguém menos que Andy Wahrol, na revista Interwiew - conhecido por criar imagens surreais e provocativas já clicou dezenas de famosos, de Angelina Jolie à Marilyn Manson, de Pamela Anderson à Alexander McQueen, nas mais inusitadas situações.

Algumas dessas imagens chegam ao país na mostra inédita Heaven to Hell: Belezas e Desastres, a partir de 23 de Janeiro no Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo. Consumismo, beleza, sexo e religião são temas presentes em retratos marcados pela postura crítica, e quase sempre bem-humorada, do fotógrafo.

Chegado à polêmicas, transforma a santa ceia em uma festa de rappers e ilustra lindas mulheres em paisagens decadentes. Chico Lowndes, idealizador e responsável por trazer a mostra ao
Brasil, observa como as obras são um retrato da sociedade atual, ao mesmo tempo em que busca escapar de sua própria realidade hipócrita. Para ele, "salta aos olhos uma contraposição entre o testemunho de um mundo real e a criação de um mundo fantástico e absurdo".

Na mostra é possível também conhecer os trabalhos audiovisuais do fotógrafo já que documentário Rize (2005) e diversos videoclipes dirigidos por ele serão exibidos no auditório do Museu. É interessante assistir aos clipes depois de ver as fotografias, porque a estética de LaChapelle pode ser facilmente percebida em vídeos conhecidos, seja no exagero de "Rich Girls" da cantora americana Gwen Stefani ou na depressão de "Natural Blues", do Moby.

A decepção é que uma das imagens mais controversas e interessantes de LaChapelle não está nessa leva que vem ao Brasil. Apesar de ser da série que intitula a mostra, Courtney Love (musa!) de Pietá, segurando um sósia do Kurt Cobain, não estará nas paredes no MuBE. Mas a visita continua sendo obrigatória.


Alexander McQueen ahazou de rainha



Nigger Jesus


Pode chorar, essa não vem! :(

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

quem tem medo do lobo mal?



A correria é grande mas vamos lá ao primeiro post do ano!

É difícil encontrar alguém que não goste de contos de fadas, nem que seja apenas na infância. Muitos desses contos que conhecemos e nos são repassados há gerações tiveram a mesma origem. Mas, como sempre acontece na cultura do boca-a-boca, o João e Maria ou A Branca de Neve de hoje pouco têm a ver com aqueles dos nossos antepassados. Muitas das versões originais eram grotescas, escatologicas ou cruéis.

Responsáveis por registrar essas e outras histórias, os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm (nascidos em 1785 e 1786, respectivamente), ganham uma nova homenagem, agora em quadrinhos.
Lançada pela editora Desiderata, a compilação Irmãos Grimm em Quadrinhos (176 págs, R$ 24,90) traz à atualidade versões de contos que há muito foram esquecidos.

Neles, Rapunzel engravida do príncipe depois de um encontro secreto no alto da torre (quem diria!), as irmãs feiosas da gata borralheira cortam pedaços dos pés para que eles encaixem perfeitamente no sapatinho de cristal. Em tempo: as irmãs eram lindas e o sapato, na verdade, era de ouro. Gente de peso como Fido Nesti (imagem acima), que embarca novamente na adaptação de clássicos, e Claudio Mor integram o time de artistas que emprestam seus traços à obra composta de quatorze histórias.

Minha preferida é a da Branca de Neve. A história é quase a mesma que foi eternizada pela Disney, mas com mais detalhes. A adapatação foi feita por Rafael Coutinho e é praticamente monossilábica, e por isso, tão interessante. Flashes ajudam o leitor a visualizar a história apenas mentalmente e nos mostra uma Branca de Neve ingênua, e quando quer, cruel.


Em poucas palavras
segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

ano novo vida velha

Bom, cá estamos novamente... um pequeno período de férias fez toda a diferença!

Como já diz o título desse post, o ano é novo, mas a vida é velha, ? começo de ano é assim mesmo, fazemos de um tudo pra dizer que "daqui pra frente, tudo vai ser diferente" (olha o lulu aí gente!). Nem sempre é assim, pelo contrário, na maioria das vezes as promessas não se concretizam, mas isso não quer dizer que elas dêem lugar às frustrações. As promessas de ano novo são mais uma tradição, assim como usar branco, pular 7 ondinhas, comer romã, e tal... E não fazê-las é como não virar o ano, não é mesmo? Portanto, também me dei ao trabalho de fazer as minhas... Se elas darão certo ou não, se eu serei capaz de cumprir minhas metas ou se simplesmente as esquecerei, isso já é outra coisa! Bom ano pra todo mundo!