terça-feira, 2 de novembro de 2010

wesley duke lee

WESLEY DUKE LEE
Pinakotheke São Paulo
De 23 de outubro à 4 de dezembro

O paulista Wesley Duke Lee, morto este ano, tem sua trajetória homenageada em mostra que leva seu nome, realizada pela Pinakotheke São Paulo. O dia da abertura (23 de outubro) foi escolhido por marcar a realização do primeiro happening no Brasil, ainda em 1963, quando o artista reuniu amigos no João Sebastião Bar como forma de protestar contra galerias que rejeitaram seus trabalhos.

Em exposição na Pinakotheke estarão pinturas, desenhos e instalações que foram pouco ou nunca mostradas em público, vindas principalmente de coleções particulares. O curador Max Perlingeiro aponta a generosidade de amigos e da família, que permitiu a pesquisa em acervos antigos do artista. Divida em salas cronológicas, a exposição abrange as décadas de 1950 à 1990 e o caminho das obras será acompanhado por trechos de uma longa entrevista em que Lee conta à TV Cultura, em 1991, detalhes de sua trajetória diversa.

A exposição dá ênfase a uma série de cartas trocadas por Lee e sua noiva – mais tarde esposa – Lydia Chamis. No catálogo da mostra, amigos como Tomaz Souto Correa, Nelson Leirner, Antonio Dias e Carlos Vergara são depoimentos sobre o artista. – CA

0 comentários: