segunda-feira, 12 de novembro de 2007

arco-íris sem cor


Sempre tive a impressão de não entender muito bem o Radiohead. Bem, agora acho que isso não é uma impressão, mas sim um fato!

Ouvindo as dez faixas do novo In Raibows - lançado na internet dia 10 de outubro, pelo preço que o internauta quisesse pagar, lembram? - continuei sem saber se gosto ou não e sem conseguir sacar qual é a desse som.

De qualquer maneira, o novo trabalho difere um pouco da visão que a maioria das pessoas tem do Radiohead - uma banda deprê formada por tipos estranhos. A faixa de abertura 15 Step impressiona de cara pela levada eletrônica e por vezes bluesística em um marcante e repetitivo som de guitarra que guia a música (quase) do começo ao (quase) fim.

Os vocais tristes de Thom Yorke, tão característicos da banda, voltam na terceira e bonita faixa, Nude, e também em All I Need. Em Faust Arp sussuros são ouvidos junto aos violinos. Na minha lista entram o single Jigsaw Falling Into Place (a melhor, eu diria) e Weird Fishes.

A polêmica do Pague Quanto Quiser proferida pela banda no site oficial, balançou e espumou a boca da poderosa EMI ao mesmo tempo que fez a alegria dos fãs. Embora a iniciativa seja louvável e digna de ser copiada por outras majors bands, sabe-se que menos de 40% dos internautas resolveram efetivamente colocar a mão no bolso. Ou seja, BitTorrent, eMule e Kazaa dão na mesma, certo?

Eu acho que não...

http://www.inraibows.com/

1 comentários:

Anônimo disse...

Confesso que por preguiça de preencher 50 formularios eu baixei o disco pelo torrent. mesmo sendo de graça. axo que a facilidade e costume que os consumidores de musica têm em compartilhar arquivos, é ainda um grande dilema para as gravadoras.
Muitas bandas ja sacaram que não adianta. horas depois do lançamento, o disco ja esta disponivel em todos os programas de compartilhamento de arquivos.
como eu fiz parte da geração Napster, nao imagino como possa ser diferente disso. a solução é jogar do lado dos "consumidores", pagantes ou não.
parabens, mais um post excelente.