terça-feira, 4 de agosto de 2009

almoço de agosto


Faz calor no fim do verão e a cidade de Roma ainda vê passar alguns turistas. Giovanni é um homem de meia idade e mora com a mãe idosa, a quem cuida com devoção e paciência. As dívidas com o condomínio aumentam e ele aceita a proposta de seu síndico, que lhe ofereceu um abono de pagamentos caso hospedasse sua mãe durante o feriado de Ferragosto.

Só não esperava que a troca, mesmo breve, o traria tanta dor de cabeça. A senhora vem acompanhada. E depois dela, outra. Daí pra frente, o espectador de Almoço de Agosto, estreia do próximo dia 7, acompanha o dia a dia de Gianni em companhia de senhoras um tanto teimosas e cheias de manias. Horários, remédios e vinho branco para tudo. O longa-metragem italiano é dirigido pelo protagonista Gianni di Gregório, estreante nesta função e um dos roteiristas do premiado Gomorra (2008).

Baseando-se em sua própria história, Gregório faz um retrato bem humorado da terceira idade, ao mesmo tempo em que expõe as aflições de um filho cuja principal ocupação é cuidar da própria mãe. O verão e a culinária italiana são dois coadjuvantes de peso, que ajudam a deixar ainda mais graciosa a comédia.

0 comentários: