terça-feira, 19 de outubro de 2010

deuses e madonas - no MASP

DEUSES E MADONAS – A ARTE DO SAGRADO
MASP, São Paulo
De 15 de outubro a 16 de janeiro

Retiradas do acervo do Museu de Arte de São Paulo, 40 obras selecionadas pelo curador Teixeira Coelho estão na mostra Deuses e Madonas, em cartaz na instituição até janeiro do ano que vem. No segundo andar do museu, são apresentadas telas de mestres que usufruiram destes personagens que foram alguns dos grandes temas da história da arte.

Em exibição, obras de Sandro Botticelli ( São João Batista Criança, c.1490), Rafael (A Ressureição de Cristo, de 1502), Eugene Delacroix (As quatro estações, c.1856), entre outras. Depois de passar uma temporada no Louvre, onde foi exposta e restaurada, a obra São Jerônimo penitente no deserto, concluída por Andrea Mantegna em 1451, volta ao acervo do MASP e é um dos destaques da mostra. Para o curador, a mostra se foca na representação de deuses e madonas para estabelecer a relação entre o humano e sua visão sobre a vida e o sagrado.

O artista mineiro Eder Santos apresenta sua versão contemporânea para O Julgamento de Páris (1720), de Michelle Rocca. Em sua leitura, encomendada pelo museu especialmente para esta mostra, o público verá a obra em monitores tridimensionais e projetores. O que se forma é uma espécie de remodelação digital da obra, onde os personagens adquirem movimentos.

0 comentários: