sexta-feira, 15 de outubro de 2010

hoje nos cinemas: contos da era dourada

Dirigido por Ioana Uricaru, Hanno Höffer. Räzvam Márculescu, Constantin Popescu, Cristian Mungiu


Na Romênia comunista, sob o comando de Nicolae Ceauşescu (que durou de 1965 a 1989), se passa Contos da Era Dourada, uma simpática reunião de seis histórias que narram lendas do país em regime. As partes deste longa metragem com quase duas horas e meia de duração ficam a cargo de seis diretores. Um deles é Cristian Mungiu, também roteirista do filme e ganhador da Palma de Ouro em Cannes por 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (2007), sobre mesmo período político. As seis histórias independentes se comunicam por mostrarem personagens vivendo sob os efeitos do regime.

Quase surreais, as histórias são permeadas por humor, algumas mais irônicas que outras, e abordam poder, fome e educação. Em uma delas, intitulada A Lenda do Fotógrafo Oficial, um grupo é responsável por manipular as fotos de Ceauşescu antes de serem publicadas. Nelas, ele deve parecer mais alto que seus opositores, ou com chápeu, de acordo com normas estabelecidas pelo regime. O trabalho é feito manualmente pelo fotógrafo e seu assistente, que deixam escapar um detalhe que gera confusão.

Em outro conto, A Lenda dos Vendedores de Ar, um casal de jovens aparentemente influenciados por Bonnie e Clyde começa a colocar em prática um pequeno golpe para saquear garrafas de vidro da vizinhança, que podem ser vendidas por algum dinheiro. Em A Lenda do Policial Ganancioso, um pai de familia encomenda um porco para a ceia de Natal, mas o recebe ainda vivo. Sua luta para matá-lo sem que acorde os vizinhos famintos tem ar tragicômico.

0 comentários: