quinta-feira, 13 de março de 2008

lá do rio - parte II



Antigas esculturas de madeira da Indonésia, pinturas contemporâneas da Amazônia, fotografias da selva peruana. Tudo no mesmo lugar?

O diálogo pode parecer improvável, mas faz sentido na mostra Os Trópicos – Visões a Partir do Centro do Globo, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio. A mistura de esculturas, instalações, vídeos, fotografias e pinturas faz um apanhado da produção artística dos continentes tropicais, como África, Ásia, Américas e Oceania.

Grandes esculturas de bronze tailandesas, como a cabeça de Buda do século 15 (acima) e as telas do catarinense Walmor Corrêa, que reinventa figuras do folclore amazonense, merecem destaque. A exposição integra o calendário da Kulturfest, evento promovido pela embaixada alemã em todo o mundo, e reúne cerca de 130 obras pertencentes ao acervo do Museu Etnológico de Berlim e aqui organizadas pelo curador Alfons Hug.

Pra quem não estiver no Rio, dá pra ver uma boa parte da exposição pelo site da Kulturfest. Lá também tem a programação toda do festival, que começou no ano passado e ainda tem um monte de atrações programadas pra esse ano.


Gosto bastante dessas interpretações surreais do Walmor Corrêa. Essa tela é a "Ondina", de 2005.

0 comentários: