sábado, 1 de março de 2008

charlie wilson's war



Jogos do Poder é a velha mistura de elementos hollywoodianos que atrai os espectadores aos cinemas. Elenco forrado de estrelas, um quê de comédia e violência e uma história baseada em fatos reais costumam agradar as grandes platéias, e nisso o filme cumpre seu papel.

Personagem central da trama, o congressista americano Charlie Wilson, vivido por Tom Hanks, é um bom vivant que não nega favores, mas também não esquece de os pedir de volta. Influenciado pela amiga Joanne Herring (Julia Roberts), socialite direitista destinada a ajudar os menos favorecidos, Charlie se envolve com os guerilheiros afegãos, e em plena Guerra Fria decide secretamente arrecadar dinheiro para ajudá-los a derrotar os russos.

O time de estrelas é completado por Philip Seymour Hoffman que, no papel de agente da CIA, descendente de gregos e mal humorado, nos presenteia com mais uma bela interpretação, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante. O filme, dirigido por Mike Nichols, assume um tom critico quando mostra que, apesar dos esforços de Charlie Wilson - que durante a guerra conseguiu arrecadar 1 milhão de dólares para ajudar os mujahedeen - poucos americanos ofereceram ajuda ao Afeganistão no pós-guerra. Situação que chega aos dias de hoje, como bem sabemos.

0 comentários: