sexta-feira, 7 de março de 2008

três destinos e algumas cartas


A relação entre artistas japoneses Tsuguharu Foujita e Tadashi Kaminagai e o nipo-brasileiro Jorge Mori é ampla e bem explicada na exposição Um Círculo de Ligações, em cartaz no CCBB, em São Paulo, a partir do dia 11. O enredo tem um quê da Quadrilha de Drummond.

Foujita desembarcou no Brasil em 1931, onde ficaria por quatro meses antes de partir em viagem à América Latina. Sem falar uma palavra em português, fez amizade com Cândido Portinari e expôs sua obra, composta de vários retratos, nas grandes capitais.

Kaminagai, autor de exuberantes paisagens, surge na história dez anos depois. Com uma carta de recomendações Quando seu contemporâneo Kaminagai chegou ao país, dez anos depois, trouxe uma carta de recomendação escrita por Foujita para Portinari, também ele aporta por aqui e fica amigo do famoso pintor brasileiro. O ciclo se fecha quando Kaminagai conhece Jorge Mori, o menino prodígio que, aos 14 anos, pintava como gente grande. “Mori pintava como se fosse um adulto da família artística paulista, da geração dos anos 40. Surpreendeu os críticos, todos se surpreendem com Mori, até hoje”, diz Aracy Amaral, curadora geral da mostra (irmã mais nova de Tarsila).

Entra então em cena outra carta. Quando Mori decidiu estudar em Paris, em 1952, Kaminagai escreveu para Foujita recomendando o jovem. São essas três vidas e pinturas entrelaçadas que Aracy recompôs em cerca de 80 obras e 50 documentos que ajudam o visitante a entender essa estreita relação entre os artistas e suas ligações com o Brasil.

Parte das comemorações em torno do centenário da imigração japonesa no Brasil, a mostra fica em cartaz até 1 de junho e tem entrada franca.

A paisagem linda que abre o post é do Kaminagai e se chama "Ano Novo em São Paulo" (1942)


Acima, auto retrato de Kaminagai, de 1933. As mesmas pinceladas...


Acima, "As Três Gerações" de Foujita (1932)


Menino-prodígio Mori tinha 12 anos quando fez esse auto-retrato, em 1944

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo seu trabalho !!! Acho seu blog uma grande inovação...uma grande sacada !!!

Camila Alam disse...

Que bom, obrigada!
Da próxima vez, assine o comentário! :)