quarta-feira, 19 de março de 2008

axé da gringa

Dos trios elétricos da Bahia aos carros alegóricos do Rio de Janeiro, Fred Góes sempre apreciou o carnaval brasileiro. Nascido em um domingo de folia, o professor doutor da Faculdade de Letras da UFRJ lança agora o seu terceiro livro dedicado à manifestação popular, dessa vez fora do Brasil. O objeto de estudo é o Mardi Gras, ou Terça-feira Gorda, de New Orleans, um dos carnavais mais famosos do mundo (que eu morro de vontade de conhecer!)

O resultado de um ano de pesquisa está em Antes do Furacão: o Mardi Gras de um folião brasileiro em New Orleans, lançado esse mês pela editora Língua Geral (152 págs, R$ 33), onde o autor conta suas impressões do carnaval americano não só como pesquisador, mas também como turista, e por que não dizer, folião. O texto leve e em primeira pessoa, nos ajuda a entender os costumes e tradições de uma cidade, que antes de ser devastada pelo furacão Katrina, era conhecida por ser alegre e jazzística.

O descaso do governo americano com a situação que alarmou a cidade chegava a dar raiva na época. E depois de tudo parecia, a mim aqui de longe, que parte daquela magia tinha sido perdida. Algo me dizia que ela não estava mais ali no ar... Mas depois de ver o ensaio (de 60 páginas!) do Bruce Weber na revista W, percebi que a aura permanece. Talvez ainda um pouco machucada, mas viva.

Voltando ao livro... ele também faz comparações e proximidades com o carnaval brasileiro do Rio de Janeiro, além de um caderno com registros fotográficos de Graça Coutinho. Por fim, Góes conclui de que a cidade de New Orleans é muito mais parecida com as cidades da Bahia, do que com qualquer outro estado dos Estados Unidos. Para ele, o calor humano, o tempero apimentado, a ginga dos afro-descendentes e a energia em comum são coisas que só a palavra “axé” é capaz de exprimir.

0 comentários: