sexta-feira, 3 de outubro de 2008

insetos gigantes de regina silveira


As pragas do cotidiano, no jantar

Depois de passar por Brasília e Belo Horizonte, o projeto Mundus Admirabilis, da artista plástica Regina Silveira, chega a São Paulo na Galeria Brito Cimino. A exposição Mundos Admirabilis e Outras Pragas, em cartaz a partir da terça-feira 7, é uma reunião de treze obras que, inspiradas nas antigas pragas bíblicas, sugerem a reflexão sobre os dias atuais.

Animais daninhos - baratas, besouros e minhocas – estão presentes em boa parte da série. Na entrada da galeria, grandes adesivos de vinil tomam as paredes e o chão, convidando o visitante a adentrar em uma fauna desconfortável. Na instalação Rerum Naturae, sobre uma mesa, eles tomam conta da toalha, bordada a ponto cruz, assim como grudam nos copos, pratos e talheres. “A invenção poética aqui é a criação de metáforas visuais para transpor e atualizar os vaticínios bíblicos, em alusão às pragas de nossos tempos”, diz a artista.

Para trabalhar além do visual, Regina Silveira faz uso de sons perturbadores para completar a viagem sensorial do visitante. Na peça Fabula, um grande ovo negro emite sons de mosquitos e helicópteros, enquanto em Per Capita sons de tiros são coordenados com luzes faiscantes. Para a artista gaúcha, as obras têm significados abertos e vida independente. Cabe ao visitante, interpretar como as essas pragas assolam o cotidiano atual, seja no âmbito social, cultural ou político.

foto: João Musa

0 comentários: