quinta-feira, 4 de março de 2010

valores da música, com silvio barbato

No ar há duas semanas, o programa Valores da Música, exibido pelo canal Futura, é uma maneira coloquial e didática de apresentar a música clássica aos menos familiarizados. Apresentado e idealizado pelo maestro Silvio Barbato, morto no dia 1º de junho do ano passado, no acidente do vôo Air France 447, o programa dura apenas 9 minutos, o que não o faz menor em qualidade.

Exibido sempre aos domingos, às 16 horas, apresenta temas relacionados à musica, como a formação de orquestra, confecção de instrumentos ou educação musical, em diversos estados brasileiros. Barbato viajou, por exemplo, a Minas Gerais para falar de corais e ao Pernambuco, para apresentar o trabalho da Orquestra Cidadã, formada por jovens da favela Coq, uma das mais violentas de Recife. Com total de 27 programas, a série apresenta algumas histórias interessantes, como quando o maestro confronta a compreensão de ensino musical por crianças e adultos. Ou quando compara funcionamento de uma orquestra à construção civil e explica a formação do grupo musical em companhia de alguns empreiteiros e pedreiros. Daí surge um interessante diálogo de aprendizado que termina com um dos visitantes sugerindo a execução de um forró.

Outros ritmos brasileiros, frevo, samba e chorinho, também são abordados na série, que é também uma homenagem ao maestro falecido. Nos últimos anos dedicado à composição, o maestro era autor da ópera O Cientista, baseada na vida de Oswaldo Cruz e Chagas, sobre a vida de Carlos Chagas Filho. Antes do acidente, estava elaborando sua terceira ópera, sobre Simon Bolívar.

0 comentários: