terça-feira, 9 de março de 2010

III Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo

Quinze diferentes montagens se revezarão na programação do III Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo, realizado pelo Memorial da América Latina. Entre os dias 8 e 14 de março, acontecerão duas sessões diárias gratuitas, sempre às 19h e às 21h, no auditório Simon Bolívar, onde se apresentam grupos do Brasil e outros vindos do Peru, Argentina, Uruguai, México, Colômbia, Cuba, Espanha e Portugal.

Na abertura oficial, o ator Lima Duarte encena o monólogo O Ator, de Chico Assis. O dramaturgo escreveu a peça em homenagem ao próprio ator, que tem liberdade para misturar no texto histórias de sua própria trajetória. Também no dia de abertura, a atriz Denise Fraga está no elenco de A Alma Boa de Setsuan, clássico de Bertold Brecht dirigido por Marco Antônio Braz. Nos dias seguintes, são apresentadas peças que ganharam destaque em seus respectivos países, como Final de Partida, de Samuel Beckett, trazida pelo grupo cubano Argos ou Los Padres Terribles, montagem do texto de Jean Cocteau que foi premiada como melhor espetáculo de 2009, no Uruguai.

A elogiada companhia portuguesa Kind od Black Box encena Lost in Space, obra do polonês Slawomir Mrozek sobre três astronautas à deriva no espaço, sem comunicação com a Terra. Curiosa é a peça Uma Obra Baseada em Nada, da companhia mexicana Entre Piernas. O texto do americano Will Eno é encenado pelo ator Gerardo Trejoluna que passa cerca de uma hora sentado em cubo de gelo, que vai derretendo ao longo da apresentação. Além da mostra principal, que reúne 15 espetáculos, o Festival apresenta programação paralela, com quatro espetáculos apresentados pela Cia. Circo Teatro Tubinho.

Entre os dias 11 e 13, debates abordam temas como a viabilidade de produções alternativas, tendências da dramaturgia e novos atores. A organização sugere a retirada dos ingressos a partir das 13h do dia do espetáculo.

0 comentários: