sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

araquém e a natureza



Experiente fotógrafo acostumado a fazer da natureza sua principal modelo, Araquém Alcântara delicia nosso olhar com as mais belas paisagens em seus dois novos livros. Lançados simultaneamente pela editora Terra Brasil, as edições bilíngües Chapada Dimantina e Águas do Brasil são uma compilação de belos retratos do país, sejam eles dedicados à chapada baiana, ou voltado aos mares e rios nacionais.

Em Chapada Diamantina (192 págs, R$ 99), Araquém faz a documentação visual não só das belezas naturais, mas também registra donas-de-casa, crianças, garimpeiros e antigos moradores da região, complementados com textos e versos de João Cabral de Melo Neto ou Euclides da Cunha. Já em Águas do Brasil (224 págs, R$ 99), o leque é mais aberto. Cachoeiras, cavernas, animais e plantas aquáticas entram em contraste com a seca, retratada no capitulo final. É o alerta de Araquém, mostrando que a abundância é presente no Brasil, seja para o bem, ou para o mal.

Versos também intercalam os ensaios, como quando Guimarães Rosa se une à ao fotógrafo em homenagem à natureza: “Chuuá! Chuuá! Ruge o rio, como chuva deitada no chão”. Araquém aprendeu cedo a observar e admirar a natureza, quando ainda jovem era levado pelo pai a andanças pela Mata Atlântica. O catarinense que foi precursor em registrar os parques nacionais, hoje é um dos nomes mais importantes da fotografia de natureza.

0 comentários: