quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

coleção femsa e faap


Frida Kahlo
Mi vestido cuelga aquí (1938)


Frida Kahlo, Iberê Camargo e Fernando Botero são alguns dos artistas que compõem uma das mais importantes coleções privadas da América Latina. Pertencente ao Grupo FEMSA, do México, a coleção possui mais de mil obras, entre esculturas, pinturas, fotografias e instalações, que representam a arte moderna e contemporânea latinoamericana.

Algumas destas obras estarão na exposição Latitudes: Maestros Latino-Americanos, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a partir de hoje. Além dos artistas já citados, a mostra, sob curadoria de Rosa Maria Garza, reúne ainda José Gamarra, Pedro Figari, Olga Costa e o brasileiro Arcângelo Ianelli.

Fernando Botero
Santa Rosa de Lima (1977)

Outros brasileiros, representantes do modernismo e do abstracionismo nacional, reúnem-se no Museu de Arte Brasileira, da FAAP, também na capital paulista. A exposição Recentes na Coleção apresenta ao público 46 obras, de 24 artistas, que integram o acervo do museu e foram adquiridas nos últimos quatro anos. Lá estão Anita Malfatti, Jum Nakao, Tuneu, Ernesto de Fiori e outros que agora se juntam à Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Volpi, sob curadoria de José Luis Hernandéz Alfonso.

Leonora Carrington

Step Sister's Hen (1952)

Diego Rivera

El grande de España/El ángel azul (1914)

As obras acima são todas da coleção Femsa

0 comentários: