quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

burle marx cozinheiro



Nas paisagens do Sítio Santo Antônio da Bica, nos arredores do Rio de Janeiro, Roberto Burle Marx encontrou seu aconchego. Ali, o paisagista morou, estudou e pesquisou. Realizou cruzamento de plantas, obteve novas variedades e montou imensos jardins. Mas não somente. Era ali também o local onde reunia, semanalmente, os amigos mais íntimos para imensos almoços aos fins de semana.


Para cada ocasião, Burle Marx, um homem de inúmeros talentos, escolhia ou criava um prato diferente. A mesa, enfeitada com arranjos especiais, era coberta por toalhas pintadas a mão em seu atelier. A cada visita, uma nova toalha era confeccionada. Sua apreciação por temperos o levava a achar um absurdo, de tão sem graça, a mistura sal e alho. Para ele, não havia sentido a privação de sabores. “O importante é a curiosidade”, costumava dizer.


O clima desses almoços é bem ilustrado no belíssimo À Mesa com Burle Marx (Ed. Batel, 192 págs, R$ 88), uma reunião de receitas, imagens e histórias desses encontros. Organizado por Claudia Pinheiro e Cecília Modesto, o livro reúne as receitas mais tradicionais do Sitio Santo Antonio, lugar onde morou por mais de 40 anos, hoje conhecido como Sítio Burle Marx. A sopa de feijão verde, por exemplo, era sua preferida para tomar a noite, todos os dias, antes de deitar-se.


Há ainda receitas exclusivas, como a bebida pitangomangolotango, invenção que mistura pitangas maduras e vinho tinto. Macarrão de palmito, lula recheada com arroz, salmão defumado com raiz-forte, galinha cozina com anis-estrelado e tantas outras receitas deixam o leitor com água na boca.

O livro tem imagens muito bonitas, de quase todos os pratos, do mesmo jeito que eram montados por Burle Marx. Além disso, as fotos nos ajudam a perceber um pouco do clima do Sítio. Os arranjos de mesa, quadros e móveis antigos completam a atmosfera, aparentemente, tranquila.


(clique nas imagens para ampliar)

Salada de lagosta com maçã


Pitangomangolotango, pitangas maduras e vinho tinto (não gosto de pitangas, mas é no mínimo curioso - rs)


Nessa imagem não dá pra ver o prato direito, mas no livro está bem aproximado e parece ser MUITO bom! São lulas recheadas com arroz e camarão ao vinho tinto. Ao lado, purê de batata-baroa e pure de abóbora.

Esse prato também está distante, mas a imagem é especialmente bonita por causa do arranjo e da toalha, duas presenças garantidas nos almoços. Os pratos são lagarto recheado, molho de vinho e pimenta e purê de fruta-pão! E o que é essa parede de azulejos? Sem palavras...

0 comentários: