terça-feira, 10 de novembro de 2009

brecheret indígena


Lembrado essencialmente por obras de teor clássico ou romântico, o ítalo brasileiro Victor Brecheret também criou esculturas inspiradas em nos regionalismos nacionais, embora estas não sejam responsáveis pela fama do artista. Em terracota, madeira e pedra Brecheret deu forma a figuras indígenas que remetem ao primitivismo e a deuses antepassados.

Parte da vontade de abrasileirar sua produção teria vindo do amigo Mário de Andrade, que o aconselhou a estudar tribos indígenas. Criadas nesta fase, 24 esculturas e 23 desenhos com artes pictográficos estão reunidas na mostra A Arte Indígena de Vitor Brecheret, inaugurada na Caixa Cultural São Paulo, em cartaz até janeiro de 2010. Entre as peças, três grandes pedras que juntas narram a história de uma índia e um peixe, aliando escultura e gravura em uma só obra. Brecheret teria achado as três pedras à beira de uma praia do nordeste brasileiro e arrastado-as até a areia.

Nos desenhos, imagens que lembram escrituras antigas, como inscrições feitas na em ocas ou cavernas. Em exposição a obras Índio e a Suaçuapara, premiada como melhor escultura nacional na 1ª Bienal de Arte de São Paulo, em 1951.

0 comentários: