sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Marcel Gautherot



Em 1939, quando chegou ao Brasil pela primeira vez, o parisiense Marcelo Gautherot presenciou daqui o estouro da Segunda Guerra Mundial. Então radicado no Brasil, deu início a uma série de viagens onde fotografou paisagens e cenas cotidianas do norte e nordeste brasileiro.



Permaneceu no País até sua morte, no Rio de Janeiro, em 1996. Parte do resultado dessas e outras imagens produzidas durante as décadas posteriores em que viveu no Brasil estão presentes na mostra Marcel Gautherot – Norte, realizada pelo Instituto Moreira Salles, mantenedor de todo seu acervo, com mais de 25 mil imagens.



Sob curadoria de Miltom Hatoum e Samuel Titan Jr., a exposição reúne toda uma produção voltada para a Amazônia, onde os personagens são pescadores ou boiadeiros e paisagens são típicas casas de madeira a margem de rios. Em imagens em preto e branco, o fotógrafo abandona o olhar europeu e penetra na paisagem brasileira, de maneira aventureira e sensível. O MIS lança ainda livro homônimo que reúne 72 fotografias e texto dos curadores.

0 comentários: