domingo, 21 de fevereiro de 2010

o mensageiro


O Sargento Montgomery, ferido na guerra do Iraque, volta aos Estados Unidos e recebe uma missão burocrática para deixá-lo longe dos campos de batalha. Ele precisa, ao lado do capitão Tony Stone, notificar pessoalmente a morte de soldados a seus familiares. Ben foster e Woody Harrelson interpretam esta dupla em O Mensageiro, filme dirigido por Oren Moverman, que tem duas indicações ao Oscar deste ano, incluindo melhor ator coadjuvante para Harrelson e melhor roteiro original.

A história narra brevemente a passagem do Sargento Montgomery de herói de guerra a portador de más notícias. Treinado por um capitão excêntrico (Harrelson merece a indicação), ele é o cara durão que deixa de lado a razão quando acredita ser necessário. Avisado sobre o protocolo a ser seguido, passa então a visitar famílias em cenas onde a emoção toma forma de diferentes maneiras, quase sempre envoltas em raiva.

A Steve Buscemi cabe o papel do pai revoltoso, que usa humilhação para expressar sua revolta ao exército. Samantha Morton interpreta uma viúva que desperta interesse no sargento. O Mensageiro extrai da convivência entre oficiais um retrato da instituição americana, ao mesmo tempo em que se opõe ao seu perfil e a suas atitudes perante o recrutamento juvenil.

0 comentários: