quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Viva o Brasil



O material fotográfico da exposição Viva o Brasil, de Xavier Roy, já passou por algumas capitais brasileiras e agora é editado em livro homônimo (Imprensa Oficial, 136 págs, R$ 60), cujo lançamento acontece dia 22 de fevereiro, na Casa das Rosas, em São Paulo. As imagens do fotógrafo francês, captadas entre 2003 e 2009, buscam registrar o cotidiano das ruas e o aspecto humano dos locais visitados. Passando por diversos estados brasileiros, Roy viajou de São Paulo aos Lençóis Maranhenses, do Rio de Janeiro a Santarém. “Foi neste país que vivenciei alguns dos meus mais belos encontros fotográficos”, diz na apresentação do livro.



Inspirado pelos romances de Jorge Amado e pelas canções de Gilberto Gil, o francês buscou no Brasil a mesma peregrinação que já havia feito em outros países, quando trabalhava como repórter e carregava consigo a máquina fotográfica. Hoje somente dedicado à fotografia, reúne neste lançamento 119 imagens em preto e branco captadas durante suas viagens pelo país. São, em sua maioria, fotografias que retratam um Brasil tranquilo, em imagens de cotidiano que fogem do registro documental da violência ou miséria.



São fotografias de crianças brincando no mar, cachorros passeando na orla da praia, mulheres em típicas vestimentas baianas. Roy diz, em entrevista cedida ao também fotográfo João Kulcsár que completa o livro, que busca registrar o espírito humano, que é o mesmo aqui ou em qualquer outro lugar.

0 comentários: