sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

preciosa



Indicado a 6 Oscar, incluindo melhor filme, direção e roteiro, Preciosa é um dos queridinhos da premiação este ano. O drama narra a história de Clarice Precious Jones, adolescente negra, obesa, pobre, analfabeta, sexualmente abusada e grávida do pai pela segunda vez, cuja mãe a espanca e a primeira filha sofre de Síndrome de Down. A extensa descrição, ainda incompleta, é proposital e serve para enfatizar o drama em que se apóia este filme independente, dirigido pelo quase estreante Lee Daniels e inspirado no livro Push, da escritora norteamericana Sapphire.


É impossível não se emocionar com a história de Precious, já que o sofrimento se faz tão presente. Mas, ao mesmo tempo, também chega a ser exagerado o tom dramático que Daniels emprega durante todo filme, o que o faz perder o tom. Quando se imagina que a protagonista já passou por tudo, lá vem mais uma cacetada. Por vezes sonha acordada, sempre se imaginando uma cantora de sucesso, escoltada por um namorado bonitão.


A estreante Gabourey Sidibe concorre a melhor atriz pelo papel principal, mas a comediante Mo’Nique impressiona na pele de mãe descontrolada. Em participações especiais, é possível ver Mariah Carey e Lenny Kravitz bem longe do glamour pop ao qual estão acostumados. O longa-metragem também debate a esperança e não poderia ser diferente, já que é apadrinhado e produzido pela apresentadora Oprah Winfrey. Se lembrarmos que esperança e sofrimento fizeram de Quem quer Ser um Milionário? o melhor filme do ano passado, pode ser que Precious tenha boas chances com a Academia.

0 comentários: