quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

um homem sério



Marca registrada dos irmãos Ethan e Joel Coen, o humor negro e sarcástico é parte de sua nova produção Um Homem Sério. O longa é um retorno às origens judaicas dos irmãos, cheios de referências bíblicas e indagações religiosas, ao mesmo tempo em que mantém certo tom de comédia quando busca retratar a infelicidade alheia.

O protagonista do título é Larry Gopnik (Michael Stuhlbarg), um professor de Física politicamente correto, que parece não ter pulso firme para controlar decisões que afetam diretamente sua vida. Mantém-se inerte mesmo ao saber que precisa mudar-se de casa, pois sua mulher quer formar um lar com o amante. Com dívidas, problemas em casa e no trabalho, Gopnik busca conselhos de diversos rabinos e começa a contestar qual exatamente é o papel que Deus exerce em sua vida. “Porque ele nos faz perguntar, se não nos dá nenhuma resposta?”, diz em uma conversa cômica com o rabino Natchner (George Wyner).

Filmado no interior de Minessota, onde os Coen foram criados e onde rodaram um de seus melhores filmes, Fargo (1996), Um Homem Sério pode ser visto como um filme feito por judeus e para judeus. “Nós recorremos à tradição”, aconselha uma amiga de Gopnik. Ao mesmo tempo, é também uma reflexão sobre como podemos tomar as rédeas da vida, independente de religião. Ao tratar de Deus, família e crença, assuntos de tamanha complexidade, os irmãos Coen acertam o tom ao recorrem novamente a um específico tipo de humor, no qual são mestres.

0 comentários: