quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

a rede social

Maior fenômeno da internet nos últimos anos, o Facebook tem a história de sua criação contada em A Rede Social, dirigido por David Fincher (de O Clube da Luta). Como Mark Zuckerberg, criador da empresa, Jesse Eisenberg faz o espectador perceber a conhecida fama de arrogante que o CEO tem. Também dá a impressão de que o especialista em relacionamentos virtuais é apenas um garoto genial (hoje com 26 anos), de olhar vago e poucas habilidades interpessoais.

Em torno deste personagem controverso, mas ainda carismático, a trama se desenrola entre processos (Zuckerberg foi acusado de plágio) e intrigas entre amigos, sobretudo com o brasileiro Eduardo Saverin (Andrewe Garfield), co-criador da rede, abandonado por Zuckerberg. O jovem americano – o bilionário mais novo da história – apesar de não ter criado o princípio de rede social conseguiu levar este conceito a índices incríveis de aprovação, fazendo o Facebook atingir 500 milhões de usuários ao redor do mundo em 6 anos.

Para isso, contou inicialmente com o know how de Sean Parker (Justin Timberlake), aquele que há pouco mais de dez anos provocou uma revolução na indústria fonográfica ao criar o Napster, programa usado basicamente para compartilhar músicas na internet. Entre cenas engraçadas e discussões inflamadas, a direção ágil de Fincher e a trilha sonora composta por Trent Reznor fazem do longa metragem um retrato desta geração 2.0.

0 comentários: