quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

troyart

TROYART
Museu Brasileiro da Escultura, São Paulo
Até 30 de janeiro

Em 2010, o Museu Brasileiro da Escultura investiu em mostras de grafite e toy arte, que se distanciam do perfil do museu, ao mesmo tempo em que atraem novos públicos. Ainda neste segmento, inaugura neste começo de ano Troyart, exposição colaborativa feita com apoio de artistas em geral, convocados por meio de redes sociais. Uma chamada aberta no Facebook e blog da instituição atraiu inscrições de diferentes partes do mundo.

Cada artista e interessado inscrito recebeu um kit enviado pelo Museu contendo três modelos de toys diferentes, com base em papel cartão e criados pelos designers Roberto Stelzer e Nelson Schiesari. Em formato de robô, os bonecos foram customizados e reenviados ao MuBE, por onde passaram pela seleção da curadora Angela Ferrada. O que se vê nesta exposição são versões para o robô em acrílico, ferro ou plástico, grafitados ou enfeitados, vindos de diferentes partes do Brasil e de países como Estados Unidos, Itália, Alemanha, Holanda, França e México.

As apropriações diversas fazem com que os bonecos ganhem identidade e personalidade própria, conceito que vai de encontro à idéia de exclusividade que mede a valorização do toy no mercado.

0 comentários: