terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

meio mistureba


Irvine Welsh, autor escocês que ficou conhecido pelo romance Trainspotting, um dos mais importantes da década de 90, volta a agradar a crítica em sua nova narrativa.

Lançado na Europa em 2006, chega só agora ao Brasil As Revelações Picantes dos Grandes Chefs (Rocco, 432 págs, R$ 52) que traz como protagonista Danny Skinner, sujeito um tanto grosso que trabalha no departamento de vigilância sanitária de Edimburgo, inspeciona os restaurantes mais badalados da cidade e odeia os chefs celebridades.

A narrativa é variada, concentrando-se por vezes em outros personagens, como Brian Kibby, o novato certinho do escritório que faz cooper ouvindo Coldplay, ou Beverly, mãe de Skinner, ex punk de carteirinha. As referências musicais estão em toda a obra, a ponto de Skinner desconfiar se não seria fruto de uma noite de loucuras de sua mãe com Joe Strummer, guitarrista e co-fundador da banda inglesa Clash. A história dessa noite fatídica abre o romance e por causa dela Skinner vai a procura do pai que nunca conheceu.

0 comentários: