sexta-feira, 7 de março de 2008

viva as séries

Não é de hoje que filófosos contemporâneos usam programas de tevê para exemplificar a teoria de grandes pensadores. A fonte preferida são os seriados americanos, onde todo o tipo de gente se mistura.

No recém lançado Tudo que Sei Aprendi com a TV (Ediouro, 224 págs, R$ 34,90) o inglês Mark Rowlands, professor da Universidade de Miami, escolhe suas séries preferidas e desenvolve suas relações com Aristóteles, Epicuro, Platão e outros. De maneira prática e até engraçada, Rowlands explica a idéia de justiça segundo Sócrates por meio do personagem Jack Bauer, protagonista de 24 horas - também conhecido como o Macgyver dos anos 00. A relação de Mônica e Chandler, casal de amigos que viram namorados em Friends, recebe uma análise shopenhaueriana.

Os sucessos Família Soprano, Sex and The City, Seinfeld, e outros, também estão entre os escolhidos do autor. Vale lembrar que as séries e seus personagens não são o tema principal do livro, mas servem apenas como pano de fundo para ajudar o leitor a entender filosofia.

1 comentários:

Anônimo disse...

Isso que eu chamo de bagagem cultural....o cara escolher o meio mais visto para difundir filosofia...,mandou bem....