segunda-feira, 22 de setembro de 2008

novo romance de lourenço mutarelli

Júnior é um quarentão que, após ser duplamente traído, desfaz seu casamento, perde o emprego e volta a morar com o pai. Sentindo-se mais inferior que uma barata, a seu ver o mais repugnante dos insetos, divide o tempo entre dormir no sofá, beber em um bar e ouvir o pai discursar sobre as maravilhas causadas pelos remédios que combatem a impotência.

Júnior é o personagem central de A arte de produzir efeito sem causa (Companhia das Letras, 216 págs, R$ 39,50), novo romance de Lourenço Mutarelli, autor dos já conhecidos O Cheiro do Ralo (2002) e Jesus Kid (2004). Neste livro também se fazem presentes a paranóia, a depressão e a mistura de realidade com fantasia, características de boa parte de sua obra anterior . Desta vez, andam juntas e personificadas na figura do personagem central.

Ao receber estranhos pacotes pelo correio, Júnior tenta decifrar enigmas com a ajuda de Bruna, a inquilina do quarto ao lado, a quem o pai observa por um buraco na parede. Mas nem a excitação de uma possível descoberta o impede de mergulhar cada vez mais numa espiral de estranhas emoções. Ao leitor, resta acompanhar a saga de Júnior, curiosa, trágica e envolvente, sem a pretensão de entender o que de fato se passa em sua cabeça. E como sofre, o coitado.

0 comentários: