sexta-feira, 10 de outubro de 2008

a estréia solo de Grampá

A estréia de Rafael Grampá em vôo solo pelo universo dos quadrinhos é empolgante e, ao mesmo tempo, cruel. Ganhador do prêmio Eisner, ao lado dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, com a antologia independente 5, Grampá lança este mês Mesmo Delivery (Ed. Desiderata, 48 págs, R$ 39,90), que narra a sinistra história de uma empresa de carregamentos.

Influenciado pelos western spaghetti, de Sergio Leone, ou pelas séries de ficção, como a americana Além da Imaginação, o ilustrador monta um cenário violento e sombrio, em cores quase monocromáticas. Os quadros de ângulos improváveis, que parecem estar em constante movimento, assim como a riqueza de detalhes dos cenários, são um atrativo à parte.

Para ilustrar uma passagem de tempo, Grampá faz uso de cartazes de propagandas, como quando o intervalo comercial interrompe um filme em uma cena de decisão. Nota-se no caldeirão de influências um quê de Robert Rodriguez e Quentin Tarantino, seja nos diálogos ou na maneira como tratar a violência. Ainda sim, Mesmo Delivery mantém a originalidade e a surpresa de uma encomenda inesperada.

2 comentários:

Carlos Alexandre Monteiro disse...

Deu vontade de ler...
Estou lendo agora o "Black Hole", do Charles Burns, lançado por aqui pela Conrad... Já leu?

beijão!

Camila Alam disse...

Sei qual é, mas ainda não li! Depois fazemos uma troca! hehe
bjos