sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

são paulo antiga



Imagens de São Paulo antiga, tiradas entre 1870 e 1930, compõem uma coleção de cartões postais lançados pela Secretaria Municipal de Cultura da cidade, à venda em livrarias (R$ 30). Na caixa, com 22 cartões postais e envelopes, mostram o cotidiano da cidade pelo olhar dos fotógrafos Aurélio Becherini, Militão Augusto de Azevedo e Guilherme Gaensly, além de autores desconhecidos.


As imagens são do Departamento do Patrimônio Histórico que busca divulgar seu acervo iconográfico. Em uma das imagens, de autoria desconhecida, passantes sobre a ponte observam a enchente do rio Tamanduateí, em 1906. Em outra, oficiais da Guarda Cívica, crianças e passantes olham curiosos em direção ao fotógrafo Becherini, em 1915, ao lado do popular Café Brandão. Todos os postais são descritos em pequenos textos assinados por Fraya Frehse, professora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo.

1 comentários:

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Adoro fotos antigas de São Paulo. Será que nesta sua informação não tem alguma dica de livraria? Vou ver na Cultura. Tenho um livro do Becherini e é sensacional. Parabéns pelo post.