quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

arte urbana em livro

Materiais grosseiros como concreto, metal e cimento viram arte nas mãos da ítalo-brasileira Maria Bonomi. A gravadora, cenógrada e artista plástica, que desde a década de 70 se dedica a obras públicas de grande dimensão, deixa sua marca nas metrópoles com painéis e esculturas que atraem e surpreendem o transeunte acostumado a passar desatento pelas montanhas cinzas da cidade.

Em São Paulo é possível ver um monte de sua arte. Mais recente, o painel Etnias do Primeiro e Sempre Brasil, inaugurado em janeiro na passagem subterrânea que liga o memorial da América Latina à estação do metrô Barra Funda, retrata a história dos índios brasileiros em 50 metros de comprimento.

Agora, a artista tem a trajetória revista no livro Maria Bonomi – Da Gravura à Arte Pública, lançado em parceria entre a Edusp e a Imprensa Oficial (420 págs, R$ 140) e organizado pela professora Mayra Laudanna. Dividida em três partes, a edição apresenta o conceito de arte pública segundo a artista, entrevistas, depoimentos, complementados com ensaio do crítico Leon Kossovitch.

1 comentários:

Anônimo disse...

Mila,

A importancia da arte urbana numa cidade como São Paulo, grande metropole cinza,é vital e ganha com uma dimensão e visão de peso quando publicada por Maria Bonomi.
legal....

katia