terça-feira, 20 de maio de 2008

jogos infantis de duke lee


Quase dez anos após sua primeira aparição, a série O Filiarcado – Ensaio Alquímico com Jogos Infantis, do artista plástico Wesley Duke Lee, volta a ser exposta em São Paulo.

A Ricardo Camargo Galeria apresenta onze das 29 telas em formato de losango, onde a mistura de argamassa com bastões de pastel à óleo lembram as pinturas rupestres. As típicas brincadeiras da infância do artista dão tom a série. Crianças jogam dardos e peão, pulam amarelinha e nadam no rio em corpos rechonchudos, em uma clara referência às obras renascentistas.

A série é dividida em três partes, formando diferentes etapas cromáticas que remetem às transmutações da alquimia. A primeira, mais clara, chamada Albedo, explora brancos, dourados e amarelos. A segunda, Rubedo, traz tons vermelhos e alaranjados. Por fim, em Nigredo predominam os marrons e magentas com toques de verde e azul. Pela primeira vez as três etapas são reunidas em exposição.



As grandes telas, que medem 257 x 227 cm cada, são sustentadas por cavaletes quadrados de vidro e aço e, por vezes, parecem flutuar no ar. Em texto feito para o catálogo da exposição, o curador Ricardo Camargo enfatiza na série a “plena maturidade artística que remete à limpidez dos clássicos e aponta para o futuro”.

Idealizada por quase vinte anos pelo artista plástico, que iniciou sua produção em 1992, a série é uma de suas últimas criações. Wesley Duke Lee, hoje aos 76 anos e diagnosticado com doença de Alzheimer, pouco produz, mas ajuda a manter vivo o vigor da arte contemporânea.

1 comentários:

Etx - Fabrício disse...

tá 10 teu blog, continue assim que irá evoluir cada vez mais parabens.

dá uma passa no meu blog

http://downloadstotais.wordpress.com

estou procurando também blogs parceiros caso se interresar adicione meu msn: ivoneii_habbo@hotmail.com