sexta-feira, 16 de maio de 2008

BBC no Brasil

Em 15 de maio de 1938 o Brasil recebia a primeira transmissão da rádio BBC, direto de Londres. A abertura oficial e a leitura de notícias eram feitas em português e espanhol, antecedidas pelo som da orquestra de Maurice Winnick, que tocava aquela noite no Piccadilly Hotel. A primeira notícia dada por Manuel Antonio Braune, brasileiro que vivia em Londres, narrava a visita de Hitler a Viena.

O início da trajetória de 70 anos do Serviço Brasileiro da BBC, hoje conhecido como BBC Brasil, até seus dias de hoje são contados no recém-lançado Vozes de Londres (Edusp, 256 págs, R$ 48), do sociólogo e professor Laurindo Lalo Leal Filho. A Segunda Guerra Mundial, a ditatura no Brasil e as tranformações tecnológicas que foram responsáveis por alterar conteúdos e formatos são os temas que recebem maior atenção.
Além do conteúdo histórico, Leal Filho nos apresenta diversos personagens como William Tate, ex-chefe do Serviço Brasileiro que dedicou trinta anos de vida à BBC, ou Rachel Braune, a primeira voz feminina a chegar aos ouvintes brasileiros sob o pseudônimo Dulce Jacy. Diversas fotografias ajudam a compreender a trajetória da rádio, que se transformou ao longo dos anos criando novas normas editoriais, apresentadas no último capítulo.

0 comentários: