sexta-feira, 9 de maio de 2008

homicídios e free jazz

A temática é americana, sob ponto de vista de um autor italiano com pseudônimo mandarim. O romance New Thing (208 págs, R$ 34,90) lançado esse mês pela Conrad, tende a confundir o leitor menos atento. Não é pra menos.

O autor Wu Ming 1 não mantém uma narrativa linear, ao invés disso, usa e abusa de diversos personagens-narradores que, cada um a sua maneira, contam sua versão da história.
É a década de 60, o racismo nos Estados Unidos está tão em alta quanto o free jazz, quando jovens músicos começam a ser assassinados no Brooklyn, em Nova Iorque. Suspeita-se de um serial killer racista, já que todos os jovens mortos eram parte influente da comunidade negra do bairro. Em meio a notícias de jornais e depoimentos de amigos, policias e moradores, a narrativa vai tomando forma.
Wu Ming 1 é um dos fundadores do coletivo Wu Ming, que em mandarim significa "sem nome". É uma plataforma que atua em diversas áreas culturais, de cinema à literatura. Para quem se interessar, essa plataforma faz parte de um projeto chamado Luther Blissett que, segundo eles, representanta uma guerrilha cultural que trava sabotagens midiáticas internacionais. Úia!

0 comentários: