sexta-feira, 20 de junho de 2008

cartoon china contemporânea


Han Yajuan, Fashionable Darling, 2008, óleo sobre tela, 100x100

Nestes anos 2000, ao lado do boom econômico que criou novos consumidores para a arte, a China viu nascer uma nova geração de artistas que chama a atenção no mercado internacional, atinge altas cotações em feiras e leilões e, pouco a pouco, ganha aceitação nas grandes bienais.

Alguns representantes dessa leva chegam ao Brasil na exposição Cartoon, China Contemporânea, em cartaz desde a semana passada, na Galeria Thomas Cohn, em São Paulo. A mostra reúne 12 obras de três jovens mulheres chinesas: Han Yajuan, de 27 anos, Li Li e Wang Ke, ambas com 25. Influenciadas pela arte do cartoon, elas retratam criaturas lúdicas e enigmáticas, com corpos fora de proporção. A exacerbação de cores ajuda a criar figuras ora angelicais, ora diabólicas.

Han Yajuan foca-se em imagens femininas provocantes e consumistas ao extremo. Algumas de suas telas participaram com sucesso dos leilões da Christie’s, chegando a ser arrematadas por mais de 60 mil dólares. Li Li retrata cenas violentas com cores suaves, enquanto Wang Ke, graduada pela Academia de Arte Chinesa, cobre as telas com cabeças enormes de ar instrospectivo e olhar blasé.




Li Li, Follow the Heart, 2008, acrílica sobre tela, 150x120




Wang Ke, Yellow Pencil, 2008, óleo sobre tela, 200x170cm

Gosto mais dos cabeçudos...

0 comentários: