quinta-feira, 5 de março de 2009

festival do minuto no masp


Dance, de Dana Al–Nofouri (2007, Jordânia)

Criado e realizado no Brasil desde 1991, o Festival do Minuto hoje roda o mundo. A exibição de vídeos de até 60 segundos se alastrou também para a internet. Desde 2007, o site do festival abre inscrições sob diferentes temáticas e premia vencedores mensalmente.

Em parceria com o MASP, a organização exibe a mostra 1000 Minutos de 80 países, em cartaz desde ontem. Ao todo, as quase 17 horas de material formam um panorama da produção audiovisual de curtas-metragens. Sob curadoria de Marcelo Masagão, diretor dos longas Nós que aqui estamos por vós esperamos e 1,99, a mostra já passou por Portugal, Holanda e China, mas chega ao Brasil com alguns diferenciais. Uma seleção de filmes nacionais incluem curtas produzidos desde o primeiro ano do festival até produções recentes, além de 10 vídeos curtíssimos, com até 10 segundos de duração.

Outros 60 vídeos serão exibidos em projetores instalados no teto, com imagem focada no chão, diferenciando a posição do olhar do espectador. Com o advento da internet e o fácil acesso a suportes tecnológicos, é cada vez mais fácil produzir micro-filmes. O que diferencia o material, segundo o curador, é um bom enredo. “Privilegiamos boas idéias, independente do equipamento utilizado”. Não raro são utilizados celulares para a produção dos vídeos. “Alguns aparelhos já captam imagens melhor do que o VHS”, completa Masagão. Saindo do MASP, a mostra continua a volta ao mundo, passando por África do Sul e Egito.

0 comentários: