quinta-feira, 12 de março de 2009

salon de nick bertozzi



As páginas da história em quadrinhos Salon (Ed. Desiderata, 188 págs, R$ 39,90), de Nick Bertozzi, são recheadas de cores. Não podia ser diferente, já que elas ilustram um thriller fictício que envolve os artistas Pablo Picasso e Georges Braque, ao lado de amigos ilustres como os irmãos Leo e Gertrude Stein, o crítico Guillaume Apollinaire e o compositor Erik Satie.

Na Paris do começo do século XX, os amigos se encontravam em festas e jantares, a maioria deles entorpecidos por um especial e poderoso absinto. O clima de festa é interrompido quando uma estranha criatura azul começa a assombrar o grupo, que logo se vê envolvido numa série de assassinatos. A tal criatura, acreditam, pode ter saído de uma de suas próprias pinturas.

A cada página, Bertozzi colore ambientes com diferentes cores. De amarelos e azuis muito claros à marrons, roxos e laranjas escuros que ajudam a manter certa obscuridade no enredo. O livro teve problemas relacionados à censura nos Estados Unidos, por mostrar um nu frontal de Picasso, retratado como um senhor obsceno. Mas a edição chega ao Brasil sem ressalvas ou cortes. O espanhol, inclusive, rende boas passagens, onde fala sobre o nascimento do cubismo.

No site do autor, ele comenta no blog sobre a publicação da obra no Brasil. Tem também alguns videos promocionais e vários outros trabalhos e ilustrações do americano. Abaixo, vou colar as 5 primeiras páginas desta HQ. Como peguei do site dele, estão em inglês. Clique nas imagens para ampliar!










0 comentários: