terça-feira, 28 de julho de 2009

celebração, de harold pinter



O clima é de comemoração em um restaurante sofisticado. Em uma primeira mesa, o casal Julie (Domingas Person) e Lambert (Carlos Morelli) festeja o aniversário de casamento, acompanhado dos cunhados Prue (Valentina Lattuada), irmã dela, e Matt (Luciano Gatti), irmão dele. Na mesa ao lado, Russel (Alexandre Freitas) brinda a ascensão profissional ao lado de sua esposa Suki (Juliana Vedovato).

Por trás da aparência de harmonia, diálogos são trocas de farpas sutis. Tendo suas vidas entrelaçadas, afloram revelações ou segredos, expostos numa batalha elegante onde a boa educação permite levar desaforos para casa. Último texto do dramaturgo britânico Harold Pinter, morto ano passado, a comédia Celebração ganha primeira montagem brasileira, dirigida por Eric Lenate, em cartaz no Teatro Cultura Inglesa, em São Paulo.

Pinter, um dos maiores representantes do teatro do absurdo, cria situações cômicas em um texto atemporal, ao mesmo tempo em que faz o público debater sobre relações de conveniência e futilidades. Denise Machado, Pedro Guilherme, Adriano Suto, Cristine Perón também estão no ótimo elenco, formado por ex e atuais atores do CPT de Antunes Filho.

foto: Bia Ferrer

0 comentários: