quarta-feira, 11 de março de 2009

coleção pirelli no masp


Todos os anos, o MASP, em parceria com a Pirelli, realiza a mostra Coleção Pirelli/Masp, que faz um panorama da fotografia nacional contemporânea. Em sua 17ª edição, a exposição entra em cartaz a partir de hoje.

O garimpo de imagens, feito em todas as regiões do país, compõe um acervo com mais de mil obras, de cerca de 300 fotógrafos diferentes. Em 2009, 80 imagens de 24 fotógrafos compõe a exposição, que pretende abrir o olhar para novas temáticas, a fim de ampliar a diversidade da coleção. Para isso, a organização recebeu auxílio de uma consultoria regional, que buscou nomes de artistas inéditos na coleção.
Para Anna Carboncini, coordenadora do projeto, a idéia é de aumentar a pesquisa, abrangendo características históricas e culturais de cada região. Das 80 imagens expostas, 18 são do paulista André François, que retratou em série sua visita a diferentes hospitais em busca de uma medicina humanizada. É dele, por exemplo, a imagem que abre este post. São indígenas da região do Rio Xié, na Amazônia, vendados com gazes brancas, após cirurgia oftalmológica realizada na aldeia, em 2008.
Há ainda imagens históricas, como as de Helô Pinheiro, a garota de Ipanema, bronzeando-se em 1960, retratada por Milan Alram.
Ou Gal Costa, em 1982, bebericando drinque a frente da lente de Vânia Toledo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi ,
Camilinha,

Demais essa foto.....baby..baby...I love yoy...
Parece que foi ontem sua figura linda e diferente de tudo e sua voz maravilhosa...vive em nossa memoria..em ela continua otima.
Membro da Tropicalia, vanguarda
brasileira musical.

bjos
mami

Camila Alam disse...

Grande Gal!