segunda-feira, 2 de junho de 2008

nas telas, como no futebol



Quando o Walt Disney produziu o primeiro longa-metragem em animação, em 1937, foi praticamente considerado louco. Afinal, quem investiria tanto tempo e dinheiro em um desenho animado para cinema com a história de sete anões? Depois de altos e baixos ao longo dos mais de oitenta anos de existência, sua companhia continua colhendo bons frutos, não só no cinema de animação.

É possível achar produtos Disney em celulares, papelarias, supermercados, farmácias e até pet shops. “Todas as nossas linhas de negócio trabalham cada vez mais sincronizadas, somos uma empresa multimídia”, diz Herbert Grecco, diretor de marketing da Disney no Brasil. Cada vez mais produtos licenciados chegam ao mercado trazidos pelos sucessos recentes de bilheterias ou pelos já conhecidos clássicos do mundo mágico.

O grid de largada de 2008 encabeça Crônicas de Nárnia – O príncipe de Caspian (que estreiou na sexta-feira 30), continuação da saga fantástica que em duas semanas de exibição nos Estados Unidos faturou mais de 90 milhões de dólares. Em junho, a empresa lança Wall-e como promessa de sucesso no ramo de animação, pouco tempo antes de sua concorrente DreamWorks lançar Kung Fu Panda, com Jack Back e Angelina Jolie no elenco de dublagem.

Diretor-geral do braço cinematográfico da empresa Rodrigo Saturnino Braga explica a dança de cadeiras que ocorre nas posições de liderança em bilheteria. “Em cinema tudo é muito disputado, mas as participações de mercado variam de acordo com o ano e com o produto. Se nossa empresa lança um grande filme, é líder em um ano. Parece futebol. Se não tiver um craque, não funciona”.

Aos espectadores, há a vantagem de poder desfrutar bons enredos vindos de todos os lados. Mas nessa batalha da industria cultural a disputa parece ser mesmo entre os ursos que lutam artes marciais e robôs humanóides.

Em cartaz, As Crônicas de Nárnia - Príncipe de Caspian

Em breve, Wall-e e o concorrente Kung Fu Panda

1 comentários:

Unknown disse...

oi, cá!
fazia tempo que não passava por aqui. o layout tá liiindo!
beijo :)