quinta-feira, 1 de maio de 2008

quadrinhos kafkanianos

O traço do quadrinista americano Peter Kuper há bastante tempo é visto na a revista Newsweek ou no jornal New York Times, mas o artista também é conhecido por transformar grandes enredos da literatura em quadrinhos, como as histórias de Franz Kafka que já receberam duas homenagens em livros.

A mais recente é o livreto Desista! (Ed. Conrad, 64 págs, R$ 22) que chega às livrarias este mês e traz nove pequenas histórias do autor tcheco ilustradas em preto e branco, recheadas de sombras expressionistas e atmosfera misteriosa. Os contos, como A Ponte, O Abutre, Uma Pequena Fábula e Desista!, que dá título ao livro, mantêm o estilo kafkaniano de descrever angústias e pesadelos em personagens que, quase sempre, são perseguidos por alguma coisa, seja o medo, o tempo ou a fome.
Jules Feiffer, cartunista americano e responsável pela introdução do volume, defente a arte de Kuper como breves improvisações visuais, e neste caso, uma mistura cultural da Europa de Kafka com a América estadunidense de Kuper. Em 2004, o clássico A Metamorfose também foi adaptado pelo artista e lançado no Brasil pela mesma editora no ano seguinte.
Essa imagem é a que abre o conto "O Abutre", que narra um impasse doloroso entre um homem e a ave... (clique nas imagens para ampliar)

Já essa imagem abre o conto "Desista!" onde um homem luta contra o tempo em vão. Essa história poderia tranquilamente se passar em São Paulo ou em qualquer outra metrópole do mundo. Quando se vê encurralado pelo tempo, sempre temível inimigo dos moradores das grandes cidades, o homem recebe um singelo e pertubador recado de um guarda de rua: "Desista!".

1 comentários:

samam disse...

Oi camila ... se puder, dá uma força no meu blog lá também, to bem no começo e ainda não conheço muita gente que tem blog e tal! Então, se puder divulgar e começar a seguir o meu também ia ser legal, ok?

Um abraço ae ..

ps.: quadrinhos ótimos!