terça-feira, 21 de abril de 2009

chico mendes na tv câmara


A TV Câmara exibe hoje a noite o documentário Chico Mendes – Cartas da Floresta, dirigido por Dulce Queiroz e produzido pela emissora da Câmara dos Deputados. Com narrativa em primeira pessoa, baseada nas cartas escritas pelo líder seringueiro quando ainda era vivo, o filme aborda de maneira sucinta, porém não superficial, a trajetória de luta dos povos da Amazônia.


Depoimento de amigos, parentes e intelectuais narram a vida de Chico Mendes desde a infância até sua morte, em dezembro de 1988. O documentário será exibido às 21h e faz um apelo final ao governo, reforçando a necessidade de preservar as reservas extrativistas de borracha, onde é possível progredir sem agredir a floresta. O filme será reprisado nos dias 25 e 26 de abril, às 22h e 13h30, respectivamente.


Em uma das cartas deixadas por Chico, a seguinte frase: "Se descesse um enviado dos céus e me garantisse que minha morte iria fortalecer nossa luta até que valeria a pena. Mas a experiência nos ensina o contrário. Então eu quero viver. Ato público e enterro numeroso não salvarão a Amazônia. Quero Viver."

0 comentários: