Assim como tantas outras, a banda inglesa Arctic Monkeys despontou na internet em 2004 e ganhou o mundo com rapidez. Mas a carreira dos garotos de Sheffield continua em ascensão. Depois de dois álbuns de estúdio, lançados em 2006 e 2007, a banda alcançou os cinemas. O curioso Arctic Monkeys at the Apollo ficou pouco tempo em cartaz no Brasil, mas chega agora ao país em DVD. Mais do que um registro de um grande show, o filme funciona como um retrato de quatro jovens que parecem estar, por acaso, tocando suas músicas em cima de um palco.
O clima está longe de ser intimista, mas é essa a impressão. Isso porque o expectador não enxerga o público, exceto em raras ocasiões onde a câmera é localizada atrás palco, as luzes se acendem e é possível ver uma multidão de Manchester, dançando ao som de hits da banda. O olhar do diretor Richard Ayoade se faz presente em lentas movimentações de câmera que contrastam com o ritmo acelerado de canções como I Bet You Look Good on the Dance Floor, Brianstorm ou Fluorescent Adolescent.
O concerto é bem parecido com o que os brasileiros presenciaram no Tim Festival, em 2007. Exceto pelo fato de que, estando em casa, Alex Turner e sua turma se tornam mais simpáticos. Entre uma canção e outra, o vocalista, reconhecidamente tímido e pouco falante, arrisca até algumas piadas.
Hot site aqui.